segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CRÓNICAS DO REINO IV SÉRIE


Aqui há tempos, tive necessidade de me deslocar à farmácia, para aviar uma receita que me passaram nas urgências de reino de Mirandum, que juntamente com as urgências do reino da Flávia, atendem os 15 000 tristes habitantes do reino de Valdecacos, que há mais de um ano foram espoliados do seu hospital pelo Ex confrade mor Dom Geninho Três Ais, bem acolitado pelo Visconde de Alfarelos e por outros que todos sabemos quem são e que por aí continuam despudoradamente como se nada tivesse acontecido. Consta-se até que ao contrário da grande maioria dos funcionários do hospital que perderem o seu posto de trabalho e atravessam momentos de grandes dificuldades, o Marquês de Viagreta foi visto no reino dos Algarves, a disfrutar da amenidade do clima e da temperatura das águas, lançando olhares libidinosos aos corpos morenos e bem torneados das jovens turistas, que tal como a garota de Ipanema imortalizada há 50 anos por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, passam num doce balanço a caminho do mar.
Mas mudemos de assunto, pois como diz o povo na sua sabedoria sedimentada ao longo de séculos “não merece a pena gastar mais cera com tão ruins defuntos”.
Pois como ia dizendo e ao contrário de muitos que são atendidos nas urgências de reinos vizinhos e acabam por adquirir lá os medicamentos, prejudicando o já depauperado comercio do reino de Valdecacos, recorri à farmácia que estava de serviço na minha terra pois era domingo. Encostei-me um pouco ao balcão porque tinha duas pessoas à minha frente, uma das quais um jovem emigrante que pediu uma caixa de camisinhas sem mangas, pois em Agosto o calor aperta, os arraiais são muitos e as tentações ainda mais e nestas circunstancias homem prevenido vale por dois.
Atrás do balcão, o Barão de Alvalade Dom Xico Xicão, discípulo dileto do finado Doutor Lixivia, enquanto procurava o artigo, virou-se para o interior da farmácia e perguntou:
- Então já soube do evento social que houve ontem no café Russo nas Lages?
Aparecendo à porta, vindo do interior da farmácia o Visconde de Setúbal Dom Godofredo Miau respondeu com um não que mais parecia um grunhido.
O Dom Xico Xicão lá explicou que o estado-maior laranja esteve reunido à volta de um lauto almoço oferecido pelo Marquês de Santa Maria Dom Assediado, com pretexto de festejar os anos, e que por estranho que pareça já é a segunda vez que acontece este ano, mas que no fundo se trataria de um encontro preparatório para o lançamento de uma candidatura abrangente ao governo de Valdecacos.
Ainda não tive oportunidade de me encontrar com nenhum dos comensais presentes, nem sequer confirmar a identidade dos mesmos, mas quem já o deve saber e não estará nada contente é o Marquês de Calavinhos Dom Milkes Varredor que sabe com quem lida e tem medo que lhe façam a cama.
Uma noite destas passou-se esta cena que me contaram e que é de partir o coco a rir! Subiam a avenida da Sª. da Saúde em amena cavaqueira o Morgado de São Francisco Dom Catalone El Bone, com o Marquês do Pereiro Dom Alfonso de La Niña, mais o Marquês de La Frontera Dom Corleone de La Mancha e o agente da alta autoridade contra a corrupção e inspetor mor do reino Dom Torelo Luís, Barão do Largo da Palha. Este ultimo falando da política e dos políticos em geral, dizia que não dormiria descansado enquanto não visse alguns atras das grades. Ora nesse preciso momento, descendo de sua casa em direção à avenida passeando distraidamente o caniche, o presidente das cortes Dom Juanito de La Bisabuela, ouvindo falar Dom Torelo e vendo as outras três personagens, mudou de repente de direção, deu um puxão na trela do caniche, que o desgraçado andou uma dúzia de metros pelo ar e aterrou no passeio do lado oposto, acompanhando aflito o passo estugado do dono que se afastava rapidamente do local, não fosse o diabo tece-las… 

Até Breve
Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 31de Agosto de 2012

1 comentário:

Anónimo disse...

O Hospital de Valpaços, continua fechado e os funcionários sem trabalho (excepto o - Tourinho Lindooo! - que continua por lá a fumar cigarros e sem fazer népia). Pela confraria, vai aparecendo (como não tem vergonha) o Geninho das Meninas, para dar as suas bregas opiniões. Este ficará na história de Valpaços, como a personagem mais negra e sombria, tal foi o mal que fez ao concelho. Ficará também na história de Valpaços como a personagem de quem mais mal se falou e continua(rá) a falar. Ficará também na história de Valpaços, como a personagem que levou com Três Manifestações (como diria a do T.Lindooo: fez obra!!!) e ainda com um abaixo assinado, com milhares de assinaturas, para deixar a sua "galinha de ovos de ouro". Fez obra!!! Conclusão: O Geninho da Meninas (o fulano que fechou o Hospital de Valpaços), nunca duvidou, nunca pensou, logo nunca existiu para fazer o bem em Valpaços. Assim sendo, exporte-se o dito cujo.