terça-feira, 16 de setembro de 2008

O REINO DE VALDECACOS

Aproximam-se mais umas festas do reino de Valdecacos, e eu nem me atrevo a chamar-lhes festas de Nossa Senhora da Saúde, pois tenho o receio justificado de desonrar a memória de antigos membros da comissão de festas, homens de bem que já não estão neste mundo, que criaram as festividades, souberam dar-lhes um cariz popular, que ao longo de mais de oitenta anos as fizeram crescer em significado e importância, a ponto de se tornarem numa referência em todo o nordeste transmontano. Amor à terra e à camisola, carolice e alguma fé, levavam o povo a contribuir, sentindo como verdadeiramente sua a romaria da Senhora da Saúde.
Até que há pouco mais de vinte anos, as autoridades político-religiosas (leia-se a dupla Mirandum-Papalves), cada qual com os seus motivos, um injectando largas somas do dinheiro dos contribuintes, cujo retorno em votos foi mais do que evidente, o outro controlando o dinheiro do prato para obras eclesiais que pouco ou nada tinham a ver com a festa, oficializaram o evento, minimizaram o papel do povo, e depois de ver o cartaz de este ano com o programa das festas do reino há apenas uma palavra que me vem à cabeça e à cabeça da grande maioria dos habitantes da capital do reino: pimba! Vamos ter umas festas pimba!
O reino de Mirandum teve um festival aéreo com helicópteros e aviões a jacto, o reino de Valdecacos tem o Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum integrando a procissão logo atrás do palio, em lugar bem destacado, estreando o tricentésimo nonagésimo quarto fato, feito por medida na alfaiataria Traços (masculino de traças, as únicas clientes além de Dom Xico, numa arte em vias de extinção, deixando o estilista num autêntico sufoco financeiro) e nós pimba nós pimba.
O reino de Mirandum teve uma noite com centenas ou mesmo um milhar de bombos, que fazem barulho e despertam consciências, o reino de Valdecacos tem o arcipreste Dom Papalves de megafone na mão, coordenando quatro bandas (Parafita incluída) vinte andores e quarenta anjinhos papudos, e nós pimba nós pimba.
O reino de Mirandum tem uma prova do campeonato europeu de Jet-Ski, o reino de Valdecacos tem uma taça luminosa no jardim público, que funciona aos domingos das 19 às 21 horas, quando não se esquecem de a ligar, realizando-se ocasionalmente campeonatos de triciclo à volta da mesma, e nós pimba nós pimba!
O reino de Mirandum tem a rota do azeite, o reino de Valdecacos tem a rota dos subsídios, e nós pimba nós pimba.
O reino de Mirandum tem dois pólos universitários, o reino de Valdecacos tem promessas e protocolos assinados, e nós pimba nós pimba.
O reino de Mirandum tem o IP4 futura auto-estrada A4, o reino de Valdecacos tem uma óptima ligação ao reino de Mirandum, e nós pimba nós pimba.
O reino de Mirandum tem várias indústrias de enchido típicos da região que são distribuídos por todo país e estrangeiro, o reino de Valdecacos tem uma das secções com maior número de militantes laranja da região, e nós pimba nós pimba.
O reino de Mirandum tem anualmente durante uma semana uma feira agro-industrial, com vários eventos que se realiza em recinto próprio, a Reginorde. O reino de Valdecacos tem uma feira idêntica, a Agropec que se realiza de trinta em trinta anos, a ultima foi em 1983 aguardemos pois pelo ano 2013, e nós pimba nós pimba.
O palácio dos Távoras no reino de Mirandum foi recuperado e é a sede do governo local, no reino de Valdecacos as casas solarengas da capital estão praticamente em ruínas e ninguém se preocupa, e nós pimba nós pimba.
No reino de Mirandum festas passadas e já se anuncia um espectáculo com Dom Toni das Carreiras campeão nacional de vendas e fenómeno de popularidade, no reino de Valdecacos em plena festa, na noite mais importante e como cabeça de cartaz vamos ter Dom Manolo De Mel, e na primeira fila com ar embevecido, orgulhoso da escolha feita e batendo palmas ritmadamente, o Marquês de Calavinhos Dom Milkes Varredor fazendo coro com o povo: e nós pimba nós pimba! E nós pimba nós pimba! E nós pimba nós pimba.


Até Breve
Publicado no Jornal "Tribuna Valpacense" em 02 de Setembro de 2008