terça-feira, 13 de abril de 2010

O REINO DE VALDECACOS

Aqui há dias, constou-me que pela primeira vez nos já longos consulados (este é o sétimo), do Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum à frente dos destinos do reino de Valdecacos, foi designado de entre os seis elementos que com o presidente compõem o elenco governativo, um vice-presidente! Nos seis mandatos anteriores em que tal designação nunca foi necessária, todos tomávamos como certo que o numero dois da lista do governo, seria obviamente o substituto do presidente em caso de falta ou impedimento deste.
Ainda me lembro das primeiras crónicas do reino e dos primeiros mandatos, em que o lugar de vice era ocupado pelo actual presidente das cortes Dom Juanito de La Bisabuela, na altura apenas Dom Juanito de La Abuela, exímio na execução das famosas “chicoelinas”, nas altura consideradas como a “arte de bem manobrar o xico”, artes e manobras que pouco tempo duraram, pois o Barão de Ferreiros, aprendeu mais depressa do que eles pensavam, e muitos dos Barões e figurões que rodeavam e bajulavam o Dom Quintanilha da Triste Memória, ainda hoje referencia histórica dos laranjas de Valdecacos, foram colocados na prateleira com uma bandeira do partido na mão, que agitam de quatro em quatro anos, para se convencerem a eles próprios que ainda são importantes! Mostram-se nas eleições para a comissão política, tentando demonstrar uma representatividade que sabem que já perderam ou que nunca tiveram, apitam nas caravanas das autárquicas meio envergonhados com o papel que vão a fazer, mas sempre na esperança que ainda lhes chegue a vez!! Trinta anos passaram e não desistem! Já lá vai uma geração e não desistem! O de La Abuela já é de La Bisabuela e não desistem!
Eu cá por mim deixava-os ser, a todos esses filhos do PREC de Valdecacos, que meteu discussões acaloradas no Central e no Zé de Oliveira até altas horas de madrugada, que meteu ocupação de casas e de terras, que meteu milícias e pancadaria nos comícios, que meteu boinas pretas e atentados à bomba, que meteu actos de bravura e de cobardia, que misturou trigo com joio, que juntou pessoas bem-intencionadas com outras que nem por isso, que criou enfim a primeira geração de políticos, hoje a grande maioria deles já reformados ou na pré reforma, alguns mesmos já se passaram para o outro mundo, mas a grande maioria dos que ainda estão vivos, pelo menos daqueles que nunca chegaram ou passaram pelo poder, carregam uma grande sensação de vazio e de insatisfação, de frustração ou mesmo de revolta, ao verem o rumo que o reino tomou nas últimas décadas. Será que a vida valeu a pena?
Neste último mandato (por imposição legal) do Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum e ao contrário do que aconteceu no cinco mandatos anteriores, não foi o segundo nem o terceiro nem o quarto das lista laranja que foi designado vice-presidente, mas sim o último. Ora como o povo na sua proverbial sabedoria diz que os últimos são os primeiros, esta designação não pode deixar de ter um significado político, mesmo que alguns a queiram desvalorizar.
Suponhamos que na fase final do consulado Salazarista, aquando da fatal queda da cadeira, o Barão de Santa Comba Dão, vendo que as forças lhe faltavam e não poderia continuar a governar, designava a Dona Maria, sua amada governanta durante mais de cinquenta anos para vice-presidente! Vocês já imaginaram a bronca? Como a senhora só faleceu há um ou dois anos atrás, tínhamos gramado com as retrógradas políticas fascistas e com a guerra colonial até agora!! Pois então alguns laranjas de Valdecacos estão-se a preparar para dar ao povo mais do mesmo durante os próximos trinta anos! Será que localmente não poderá haver renovação como existe a nível nacional? Que é feito dessa malta que deu o litro nas jotas partidárias, que militou, colou cartazes, que se formou em universidades estatais, que ganhou e ganha experiência em grandes empresas e em grandes cidades, alguns com lugares de chefia no país e no estrangeiro, que tem espírito aberto, novas ideias, contactos importantes, capacidade de empreendedorismo, e amor à terra que os viu nascer, suficiente para tirar o reino de Valdecacos na fossa em que esta gente o meteu e pretende que ele continue? Que é feito dos Barões do tempo do PREC? Estão velhos e cansados uns? Estão ricos e acomodados outros? Ainda haverá alguém que se preocupe com o povo? O que é feito do partido do Zé dos Anjos?

Até breve!


Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 12 de Março de 2010

2 comentários:

Anónimo disse...

Caros jovens a quem se refere este artigo (eu sei quem são):

Aos jovens que desenvolvem actividade no estrangeiro, aconselho a que não regressem a Valpaços. Regressem a outras terras que vos acolherão com reconhecimento, pois o Valpacesse é esforçado e tem valor! Sigam o exemplo do D. Chico Mirandum que durante este cerca de 30 anos sempre viveu noutra terra. Ele próprio não acredita na terra que lhe deu o pão. Será esse o factor de sucesso político ?

Felicidades aos jovens Valpacesses que trabalham nos EUA, Angola, Inglaterra, Africa do Sul, Etc.

Manuel de Valpaços

Anónimo disse...

Tenho de concordar, eles não dão hipotese a ninguem, escolheram quem queriam, normalmente cipaios ao serviço de sua ex.cia a Merda, atravessaram-se na gamela e não deixam ninguem aproximar-se.
Verdadeira miséria a que vivemos aqui no reino de valdecacos.