quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O REINO DE VALDECACOS

Aqui há dias, ligando a televisão à hora do jantar, saltaram para o ecrã imagens da festa que a distrital laranja do reino do Marão costuma fazer todos o verões e que este ano tinha a novidade e a presença da nova liderança partidária a nível nacional que é como todos sabem o Visconde de Vila Real Dom Passos Guedelho. Como não podia deixar de ser todos os reinos da região se fizeram representar com as suas estruturas partidárias, porque embora as legislativas estejam longe, a situação de crise em que vivemos, poderá em qualquer altura desencadear eleições antecipadas, e o facto da grande maioria dos autarcas, no fim deste mandato enfrentar o espectro do desemprego politico e a consequente morte social para a qual não estão preparados e que não desejam, leva-os a
exibirem-se em todos os eventos, a mostrarem trabalho e fervor partidário, pois sabem que a via partidária é o único caminho de acesso para um lugar sentado à mesa do O.G.E. (orçamento geral do estado).
Dizia então eu que as imagens televisivas mostravam uma comitiva a descer a rua, encabeçada pelo Visconde de Vila Real Dom Passos Guedelho, ladeado e seguido por vários chefes de governos locais, quando um jornalista se acercou de microfone em riste, fazendo parar a comitiva e dando inicio a uma curta entrevista sobre temas nacionais, desde as SCUTS até à revisão constitucional.
Enquanto a pequena entrevista de rua continuava, o câmara-men televisivo ia focalizando as personagens que ladeavam o entrevistado, e que eram os chefes dos governos de Vila Mouca e do Boticário de um lado, e os chefes dos governos da Flávia e do Marão do outro, todos eles com as chamadas caras de circunstância, que as pessoas fazem quando em frente de uma câmara televisiva ladeiam um personagem que está a ser entrevistado. De repente eu e mais dois milhões de portugueses que sintonizavam aquele telejornal, demo-nos conta que por detrás de um dos ombros de Dom Passos Guedelho, havia uma cabeleira a encimar uma testa, uns olhos e a metade superior do nariz, que tentavam furiosamente mostrar-se à câmara, tarefa inglória e difícil mas que a mim me não passou desapercebida. Era o nosso Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum, a dar sem querer uma imagem fiel daquilo que tem sido a politica e consequentemente o destino do reino de Valdecacos nos últimos trinta anos.
Já o vimos espreitar por de trás de Dom Mário Só Ares e do Prof. Mota Pinto. Já o vimos espreitar por de trás do Barão de Boliqueime Dom Acabado Silva e do Visconde do Fundão Dom Toneca Guterres. Também já espreitou por de trás do Barão do Lila Dom Furão Barroso e do Marquês da Figueira Dom Santana Flopes. Ainda não há muito espreitava por detrás do Conde de Gaia Dom Filipe Às Vezes e do Marquês de Vilar de Maçada Dom Zé Trocas-te. Esta tem sido a sina do chefe do governo do reino de Valdecacos! Espreitar por detrás do ombro das lideranças, à procura não sabemos bem de quê, e julgo que ele mesmo é capaz de também não saber, arrastando com ele todo o povo dum reino, que como ele apenas espreita atrás do ombro dos reinos vizinhos o progresso que nos passa ao lado.
Onde o nosso reino tem progredido imenso é no aparecimento de associações locais sem fins lucrativos e ditas para o desenvolvimento, que vivem quase exclusivamente de subsídios. É esta aliás uma maneira de financiar com o dinheiro dos contribuintes, actividades que raiam um caciquismo primário, próprio de países terceiro mundistas. Em próximas crónicas abordarei este assunto com mais pormenor…
O tempo continua quente, aborralhado, mas sem aquelas trovoadas de antigamente em que o estarrinco e o ribombar dos trovões me faziam correr assustado para debaixo de uma cama quando era criança. Como a electricidade ia sempre abaixo, era a luz do relâmpagos que enchia momentaneamente o quarto de sombras fantasmagóricas, cuja memória ainda hoje me arrepia. Já não há tempestades como as de antigamente! Anda por aí apenas um “faísca “ de baixa voltagem, cuja luz não vai mais longe que a dum pirilampo…

Até Breve
Publicado no Jornal "Tribuna Valpacense", em 06 de Setembro de 2010

2 comentários:

Anónimo disse...

Lá se foi o concursos que o Tavares andou a engendrar para meter os filhos e amigos dos presidentes da junta do concelho...


Despacho n.º 15248-A/2010


O Governo aprovou, em Conselho de Ministros em 29 de Setembro de 2010, um conjunto de medidas adicionais de consolidação orçamental, em que se baseará a proposta de Orçamento do Estado para 2011, algumas das quais se pretende que entrem em vigor já em 2010.
Nesse sentido, importa desde já efectuar um esforço de convergência com tais medidas, antecipando algumas acções de contenção da despesa com pessoal da administração central do Estado.
Assim, ao abrigo das alíneas n) e o) do artigo 2.º do Decreto –Lei n.º 205/2006, de 27 de Outubro, determino que, no período compreendido entre a entrada em vigor do presente despacho e 31 de Dezembro de 2010, os órgãos e serviços da administração central, directa e indirecta, do Estado observem o seguinte:
1 — Não procedam à abertura de procedimentos concursais ou concursos para categorias superiores de carreiras pluricategoriais, gerais ou especiais e, ou, para categorias de acesso no caso das carreiras não revistas e subsistentes, incluindo carreiras e corpos especiais, nem de procedimentos internos de selecção para mudança de nível ou escalão.
2 — No caso dos procedimentos identificados no número anterior que se encontrem a decorrer, devem os mesmos cessar, nos termos legais aplicáveis, designadamente quando ainda não tenha havido lugar à notificação aos interessados do acto de homologação da lista de classificação ou ordenação final, considerando a situação excepcional de imperiosa necessidade de redução da despesa com recursos humanos.
3 — Nas situações de mobilidade interna iniciadas após a entrada em vigor do presente despacho não pode ser paga uma remuneração superior à correspondente à posição remuneratória em que o trabalhador se encontra posicionado na categoria de origem.
4 — Sem prejuízo do disposto no n.º 1, em todos os procedimentos concursais em que a determinação do posicionamento remuneratório se efectue por negociação, nos termos do disposto no artigo 55.º da Lei n.º 12 -A/2008, de 27 de Fevereiro, e sem prejuízo do disposto no n.º 6 daquela disposição, os órgãos e serviços da administração central, directa e indirecta, do Estado não devem propor:
a) Uma posição remuneratória superior à auferida relativamente aos trabalhadores detentores de uma prévia relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado que se candidatem a um posto de trabalho da mesma carreira e categoria de que são titulares;
b) Uma posição remuneratória superior à segunda, no recrutamento de trabalhadores titulares de licenciatura ou de grau académico superior para a carreira geral de técnico superior que não se encontrem abrangidos pela alínea anterior;
c) Uma posição remuneratória superior à terceira, no recrutamento de trabalhadores titulares de licenciatura ou de grau académico superior para a carreira especial de inspecção, estabelecida pelo Decreto –Lei n.º 170/2009, de 3 de Agosto, que não se encontrem abrangidos pela alínea a);
d) Uma posição remuneratória superior à primeira, nos restantes casos.
5 — Nos procedimentos concursais em que a determinação do posicionamento remuneratório não se efectue por negociação, os candidatos são posicionados na primeira posição remuneratória da categoria em causa;
6 — A Inspecção -Geral de Finanças procede à verificação do cumprimento do disposto no presente despacho e comunica aos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da administração pública as situações de desconformidade detectadas.
7 — O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
6 de Outubro de 2010. — O Ministro de Estado e das Finanças,
Fernando Teixeira dos Santos.

Anónimo disse...

Gostei!gostei!!gostei!!!o "Faísca" foi atingido na "mouche",dou um doce a quem o identificar.dicas? É adepto da democracia musculada,que lhe vem do tempo em que era professor de ginástica...