segunda-feira, 25 de julho de 2011

CRÓNICAS DO REINO IV SÉRIE

Quem vem do Porto pelo IP4, depois de atravessar o reino encantado de Miguel Torga, quando nos aproxima-mos dos reinos de Alijó e da Porca, vemos alguns placards informativos na berma da estrada de cor castanha e tamanho grande com os seguintes dizeres: “ALTO DOURO VINHATEIRO.PATRIMÓNIO MUNDIAL”. Trata-se do reconhecimento por parte da UNESCO do património paisagístico que o homem com força de vontade e de braços vem construindo e preservando há centenas de anos, nos milhares de socalcos que fazem parte da mais antiga região vinícola demarcada do mundo, e cuja exploração em termos turísticos vai de vento em popa.
Pois nas entradas norte, sul, este e oeste do nosso reino, vão ser colocadas placas idênticas com a seguinte informação: “BAIXO VALDECACOS PEPEDEIRO, PATRIMÓNIO MUNDIAL DO CACIQUISMO”.
Há mais de vinte anos que não se via no reino de Valdecacos um cozinhado em “banho-maria”, como o que se viu na eleição para a comissão de pais do agrupamento escolar. O governo de Dom Xico Mirandum resolveu por motivos de estratégia política, dar o beneplácito à lista que apoia o irmão de Dom Caím Conde do Cutelo Melhor. Trata-se dum personagem com cartão laranja, é enteado do presidente das Cortes Dom Juanito de Lá Bisabuela, será uma correia de transmissão do poder, não fazendo grandes ondas e ao mesmo tempo retiram-no da corrida à sucessão de Dom Xico Mirandum, sonho antigo e sempre acalentado pelo próprio, mas que poderia vir lançar mais confusão num processo que se antevê complicado.
O presidente das Cortes Dom Juanito de La Bisabuela meteu ombros à tarefa, convocou os alcaides necessários para angariar e transportar pessoas, requisitou os serviços da irmã do irmão de Dom Caím Conde do Cutelo Melhor, responsável da área social do governo, para fazer umas ameaças ao subsidio-dependentes e aos do rendimento mínimo, e foi um espectáculo digno de se ver, primeiro nas imediações do centro cultural depois dentro da sala, como se de uma autêntica festa tauromáquica se tratasse, as xicoelinas, os passes de peito, os derechazos, as manoletinas e os cabrestos, conduziram os matarruanos, os chavorrêlhos, os bragançanos e os subsidiados às urnas, para votarem numa lista de pais que apoia para director um professor que perdeu as eleições entre os seu pares por quase 80% dos votos.
Como se tudo isso não bastasse houve gente a mais para o tamanho do recinto, houve empurrões, houve insultos, havia gente com bebidas alcoólicas e alguns já bem compostos, enfim foi uma sorte não se ter dado uma tragédia.
Não foram motivos de ordem científica, ou de ordem pedagógica, ou tendo em vista uma maior autonomia da escola, ou qualquer preocupação com o futuro dos alunos que motivaram estas movimentações. Tratou-se apenas de uma demonstração gratuita de poder pelo poder, dum partido que se enquistou e que se julga dono de tudo e de todos, que não tem nada a ver com o partido do Marquês de Vila Real Dom Passos Guedelho, cujas atitudes até à data demonstram abertura à sociedade civil e um corte com os dinossauros e com as politicas do passado. No reino de Valdecacos ainda vigora para mal de todos nós o partido do Visconde de Maricá Dom Espadarte Lima e do Marquês da cidade da Praia Dom Dias Matreiro.
Os responsáveis pelo encerramento do Hospital de Valdecacos, continuam a passear-se no meio de nós com a maior desfaçatez. Até quando vamos permitir que isso aconteça? Esta verdadeira tragédia que aconteceu no nosso reino, provavelmente a maior desde a revolução dos cravos, teve como consequência uma aproximação de posições entre o Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum, e o Marquês do Pereiro Dom Alfonso de La Niña. Esta situação tem provocado um certo alvoroço a alguns elementos da nomenclatura laranja e da “entourage” rosa, tendo em vista os posicionamentos para a próxima corrida eleitoral. Consta-se que um dos mais irritados com esta situação é o Marquês de Alfarelos, filho Del Rei Dom João VI. Aqui há dias ouviram-no comentar referindo-se aos dois personagens supra-citados que “só lhes falta passearem de mão dada”.

Até Breve
Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 08 Julho de 2011

19 comentários:

Anónimo disse...

Espero e desejo, que um dia os filhos da Pu...litica de alguns funcionários da Câmara, que foram utilizados pelos mesmos de sempre, venham a pagar caro pelo contributo que tiveram.
Vergonhoso.

Tupamaro disse...

Oh! Dianho!
Pelas notícias deste Blogue até parece que por Valdecacos só há porcaria!

Que diacho! Não há por aí nada que se aproveite, Don Fernão Chaparuto?!

Ora «fachaBor» de botar uma croniqueta positiva, catancho!
Até parece que por aí é só Vocelência quem se aproveita!
E isso está longe, muito longe, da verdade!

Tupamaro

Anónimo disse...

Caro Chaparuto, é com alegria e satisfação que lhe comunico que as obras no Hospital de Chaves, continuam a bom ritmo. Mais uma vez se confirma que só os "taralhocos" e os "atrasados" é que fecham um hospital para fazer obras! Já agora gostaria de saber se o Diretor Frei Luis de Sousa, ainda continua a vender "sacolas" de medicamentos para o reino da confraria? Também ouvi dizer que o confrade-mor, foi de férias lá para os algarves, com o carro da confraria e claro está com o cartão de combustivel da mesma. Será que também fez trabalhar o outro cartão? A casa, essa foi paga com produtos da confraria. A saga dos sem vergonha... continua...

Anónimo disse...

Meu caro Chaparuto ! Não vá em cantigas e continue a brindar-nos com esse humor corrosivo que nos põe a sorrir e a pensar.Para croniquetas positivas,basta o Boletim Municipal

Anónimo disse...

Senhor Tupamaro, o senhor conhece melhor o reino da flávia... se conhecesse bem a podridão que está instalada em Valdecacos seria o primeiro a querer expulsar o reino de Valadecacos do reino taamegano. O senhor sabe do que o cronista está a falar? se soubesse não comentaria, pois o filme da escola não merece comentários... é tão mau como o filme do hospital e outros filmes que ai se passam.

Anónimo disse...

Meu caro Tupamaro.Uma coisa è porcaria,outra é a realidade.Nos últimos censos os numeros mostram que o nosso amado reino no conjunto do Alto Tamega foi o que mais gente perdeu!De certêza que não foram embora por causa das cronicas do Chaparuto!!

Anónimo disse...

Todos sabemos que o reino de Valdecacos está podre,que os laranjas ao longo de trinta anos deram trita dinheiros a cada eleitor para lhe comprar a alma e meterem no próprio bolso mais de um milhão de ordenados e subsídios,fora o resto!Também sabemos que vão acabar por caír,só não sabemos quando.

Tupamaro disse...

Caros leitores e visitantes das “Chaparutalhas”,1

Começamos por agradecer o espaço que o autor do Blogue nos concedeu.
Depois, manifestamos o nosso agradecimento aos srs. «anónimos» que se dignaram reparar no nosso comentário.
A cada um destes, cumpre uma breve referência.
Assim:
-Sr. «anónimo de 3 de Agosto, 18:11», o Boletim Municipal não chega a paragens que este Blogue alcança. De forma alguma fica mal a qualquer “Valdecacence” falar de apontamentos ilustres do Reino de Valdecacos, quanto mais a um Valpacence ou, tão só, amigo de Valpaços!
Repare que pelo seu critério só permaneceriam na mediocridade. Emende-se!

-Sr. «anónimo de 4 de Agosto, 23:39», claro que não sabemos tanto como o senhor.
Nem acerca dos assuntos da administração do Reino de Valdecacos. nem de qualquer outro assunto político, cultural, científico ou de qualquer preferência de V. Exª.
Não vimos aqui para competir seja com quem for.
Todavia, a nossa visita de cortesia a este Blogue (e, por ele, a VALPAÇOS) e a manifestação subtil do nosso apreço por essa Região serem um convite a referências de eventos mais agradáveis, não nos parece justo pretexto para V. Exª nos mandar calar e pôr em relevo a nossa ignorância, apesar de esta ser realmente imensa.
Aplaudimo-lo pela vossa infinita sabedoria.

-Sr. «anónimo de 5 de Agosto, 10:57», diz V. Exª: “…. o nosso amado reino no conjunto do Alto Tamega foi o que mais gente perdeu”.
Nós ficaríamos igualmente desgostoso, mesmo que fosse «o que menos perdeu».
Onde é que no nosso comentário condenámos ou responsabilizámos o Sr. Fernão Chaparuto, seja lá do que for?!

Valha-nos santo Inácio de Loyola!
Não será possível os «chaparutilhos»2 serem mais serenos na leitura do nosso comentário?
Desculpai-nos o incómodo (involuntário) que vos causámos.
Fica prometido não voltarmos a correr o risco de vos arreliar neste Blogue.

Notas:
1-(chaparutalhas – crónicas de Fernão Chaparuto, - neologismo, segundo a criatividade de Tupamaro),
2-(chaparutilhos - fervorosos apoiantes e consumidores das chaparutalhas - idem)

À vossa saúde, vamos acompanhar o almoço com um Tinto – Reserva - “Casal Faria”- Touriga Nacional, de («adivinhaide» …. (Valpaços).


Tupamaro

Anónimo disse...

bebeis bom binho, aqui das nossas encostas. Tão boas fossem as almas que nos governam como são as nossa cêpas e as chaparutalhas versariam sobre outras temáticas.

Os chaparutilhos encontram nestas crónicas o único foco de resistência e oposição ao PEPEDEIRO!

Anónimo disse...

Não é só D. Frei Luis Luís de Sousa que vende "sacolas" de medicamentos ao reino da confraria, tambem D. Durão do reino da flavia presta esse serviço,e mais, tambem faz entregas ao domicilio na confraria municipal do reino de valdecacos.
Ah pois é....

Anónimo disse...

É tempo de cortar com o passado.Em Valdecacos o povo continua amorfo e a comer do que lhe dão.o salazarismo continuou depois de Salazar,o cavaquismo depois de Cavaco e o xiquismo sobreviveu ao soarismo,ao sampaísmo,ao guterrismo,ao barrosismo,ao santanismo,ao socratismo,e ao coelhismo,preparando-se para se perpétuar com o milkismo ou outro produto lácteo qualquer

Anónimo disse...

Amigo Chaparuto, a história é repetitiva. Todos os ditadores recebem o fim que merecem. Para isso o povo, tem por vezes de dar uma contribuição, como no presente processo de Kadafi (já caiu) na Líbia. Para que o Geninho, à 37 anos no poder na Santa Casa de Valpaços, não chegue aos 42 do Kadafi, vamos todos ajudar a história.

Anónimo disse...

Anda ai mais um personagem na Santa Casa de Valpaços. Além de receber um ordenado, para nada fazer, parece que tem outra ocupação. Para amealhar mais uns cobres, criou com o "famoso" sogro uma sociedade anónima no ramo automóvel!... (oi... tourinho lindo, oi tourinho lindo)

Anónimo disse...

Vendo mota V5, em muito bom estado. Agradecia que alguém me desse o número de tm do Provedor da Santa Casa de Valpaços. Parece que anda à procura de uma mota ondem caibam os cinco elementos da Mesa Administrativa. Eu sou sério, não sou genro (credo/cruzes) e só lhe vendo a mota uma vez.

Anónimo disse...

Mas quem mandou o "tourinho lindo", meter-se nos negócios de venda de automóveis. E ela pisca, pisca. E vai continuar a piscar.

Anónimo disse...

Agora que Valpaços está numa de estátuas nas rotundas, já estamos a imaginar a próxima estátua a colocar na futura rotunda do Hospital de Valpaços, assim sendo.... Já estão a imaginar, nessa rotunda, o Provedor Eugénio Morais curvado, com um saco de cem kg de cereais (a lembrar a sua antiga e modesta atividade) e a seus pés um Renault Twingo (a representar a sua atual actividade - no ramo automóvel -). De salientar que tudo isto é feito em ouro com o fim de satisfazer o seu triste ego. Na placa irá ler-se "ESTE É O MAN QUE DESTRUIU O HOSPITAL DE VALPAÇOS".

Anónimo disse...

FILHA - Hó papá por favor não deixes a galinha dos ovos de ouro, tú tens obra, papá... PAI - Hó filha eu matei a galinha e destrui a casa, bem a verdade é que os alicerces eram falsos. TIC-TAC-TIC-TAC-TIC-TAC.... Trocadilho - gracejo resultante de um jogo de palavras, em que há equívoco no sentido ou no som; uso de expressões ambíguas.

Anónimo disse...

E não vai ficar nenhuma rotunda disponível para o Presidente Tavares?
É que eu estava a pensar fazer um mausoléu estilo uma pirâmide egipcia, e metê-lo lá dentro, devidamente embalsamado, junto com ele ficariam os eunucos (vereadores e acessores) aos quais teria que se cortar a lingua de modo a não revelarem o local exacto da ultima viagem do Tavares, e depois com uma enorme pedra tapar a entrada da dita pirâmide.
Que tal, que acham da ideia?

Anónimo disse...

O anónimo que escreveu o 1.º comentário deve ser um dos do Agrupamento que passa os dias a coçar a micose sem nada fazer e está com medo de perder as mordomias.