quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CRÓNICAS DO REINO IV SÉRIE


Ora aí estamos nós, em mais um Agosto do nosso contentamento. As ruas enchem-se de automóveis com matrículas esquisitas, alguns deles verdadeiros topos de gama que nos deixam com a boca aberta de espanto! De janela aberta, braço de fora e musica do Toni Carreira com os decibéis quase no máximo, são os nossos emigrantes, a matar saudades da família, do sol e das paisagens deste jardim à beira mar plantado, do qual o nosso reino também faz parte, embora numa situação um bocado esquecida e periférica, tão esquecida e tão periférica que a água do jardineiro-mor chega cá em escassa quantidade e a pouca que chega é mal distribuída, uns bebem muito e outros quase nada! Como se isto não bastasse ainda existem por aí uns ramais clandestinos, que vão transformando esta parte do jardim longe do mar plantado num autêntico sequeiro, as flores vão estiolando aos milhares, substituídas por um mato seco e rasteiro, que qualquer faísca ou ponta de cigarro transformarão num inferno dantesco para tudo terminar em escombros e em cinzas.
Cinzas, é o que estamos a ver em Londres, capital do reino de Inglaterra, onde a violência e a barbárie saíram à rua pelas mãos da juventude, que normalmente são as mais generosas de todas as mãos! Tão generosas que no reino da Noruega quase oitenta jovens foram imolados em nome de ideias que no mundo ocidental vão grassando e crescendo como a levedura no pão.
Pelas televisões entram-nos diariamente em casa cenas de violência, de fome, de desemprego, de náufragos, de refugiados. Tal como mancha peçonhenta de óleo, a crise alastra pela Europa fora. Agora já não são só os reinos de Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, os famosos PIGS, que lutam contra a crise, os reinos de Itália e de França já tremem com a especulação dos mercados. Até a América, a maior economia do mundo, deu sinais de fraqueza provocando um crash bolsista, alarmando ainda mais os mercados. O presidente Dom Barraca Abana, homem em que todos depositávamos grandes esperanças, tem-se visto mais grego que os gregos para lidar com a situação. Cá dentro vão-nos limpar metade do subsídio de natal, subiram os transportes e vai subir o IVA, puseram na rua os boys para entrarem “especialistas”, venderam o BPN pelo preço de um jogador de futebol e a culpa não é do Visconde de Vilar de Maçada Dom José Trócaste?
Como é possível haver tanta desgraça no reino Portucalense na Europa no mundo e não há um jornaleco, uma estação de TV ou de rádio ou alguém que lhe aponte o dedo? Estávamos tão habituados a que isso acontecesse e ficávamos tão tranquilos quando ele arcava com as culpas que às tantas todas estas maldades continuam a ter por detrás o dedo do Dom José Trócaste!
Deixemos a Europa o mundo e o Condado Portucalense, regressemos como os emigrantes ao reino de Valdecacos, onde foi recentemente inaugurado um espaço de diversão nocturna, ao qual ainda não tive oportunidade de ir, mas que me disseram estar decorado e apetrechado com o que há de melhor, podendo vir a tornar-se num ponto de referência para toda a região. Ao Marquês da Torralta Dom Teotónio Limões, empresário que se meteu em mais esta aventura, os meus sinceros votos de êxito no empreendimento.
Estamos a menos de um mês das festas da Nossa Sra. da Saúde. Já estou a imaginar a procissão, os andores, as bandas, as autoridades civis e militares, o arcipreste, os acólitos, as figuras, os anjinhos e o povo. Será agora muito mais difícil à Sra. da Saúde fazer milagres estando o hospital fechado. Espero que os responsáveis pelo encerramento, não tenham a desfaçatez e a pouca vergonha de, afivelando a mascara de beatos, acompanharem a procissão da padroeira do hospital. Aos responsáveis religiosos e da comissão de festas, deixo-vos a sugestão de na procissão das velas, quando trouxerem a imagem da Nossa Sra. da Saúde para a igreja matriz, façam um desvio e passem pelo largo do hospital. Quem sabe um milagre não acontece? 



PS: Houve no vizinho reino de Mogadouro um evento publicitado em vários cartazes pendurados nos viadutos que atravessam os itinerários principais, com os seguintes dizeres “REDBURROS FLY IN”. Pois consta-se que estará a ser preparado um evento idêntico para o ano de 2013 no reino de Valdecacos, com o alto patrocínio do Marquês de Piscaneto Dom José Generoso, e que se designará “ORANGEBURROS FLY OUT”.

Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 12 de Agosto de 2011

21 comentários:

Anónimo disse...

Os Toupeiras de vestes negras, este ano não apareceram na procissão. Ao que consta estavam reunidos no sub-solo, ingerindo grandes quantidades de viagra, para ganharem força para novos fechos. Depois de fechar o Hospital de Valpaços e do Lar do Bilhão/U.A.I., o FERROLHO, prepara a sua homenagem, tal é a sua insanidade.

ZÉ DAS LAGES disse...

Adorei a anàlise à situação dos reinos europeus,do condado Portucalense e do reino de Valdecacos.só não acredito no futuro evento ORANGEBURROS FLY OUT porque esse tipo de gente nunca conseguiu nem vai conseguir voar.quando muito irão fugir de rabo entre as pernas,acossados pelo povo!!ORANGEBURROS GET OUT...

Anónimo disse...

A voar anda o dinheiro dos contribuintes.
É o caso dos Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tamega e Barroso (EHATB), empresa que foi criada pelos municipios do Alto Tamêga e Barroso com o dinheiro dos contribuintes, e que utiliza os lucros para promover viagens de luxo aos Srs Presidentes das Câmaras. Foi o caso agora de uma viagem de 1 semana à Russia.
E depois vêm dizer que a electricidade vai subir 30%...
Que vergonha, que País é este?
Não acham que a prioridade agora é dar de comer a quem já passa fome?

Anónimo disse...

O Provedor da Santa Casa de Chaves, já deu de froskes. Ao Alberto João Jardim, já lhe descobriram a careca. Por Valpaços anda um personagem à 37 anos, parecido ao Alberto na gordura, na careca e nas maroscas. O povo espera a inspecção pedida pela Assembleia da Câmara de Valpaços à "sua - segundo o pilão" instituição. Espera-se que a inspecção não demore, caso contrário o dito cujo pederá fugir para junto da sua dama de Paris ou da sua dama de Londres.

Anónimo disse...

É lamentável que tenham impedido ou aconselhado os antigos funcionarios do hospital a manifestar-se aquando da visita do Sr. Presidente da Republica. Vergonhoso ao melhor estilo do caciquismo que também vemos na Madeira, aliás, o nosso buraco democratico e igual ou pior que o deles. obrigado

Anónimo disse...

Falta ver o buraco financeiro das autarquias. o Sr. primeiro ministro que vá fazendo leis no sentido de responsabilizar criminalmente os politicos, porque de outra maneira um dia destes vai ter de bater com a porta por não poder governar o ingovernável.

Anónimo disse...

Desta vez a quadrilha não apareceu na Procissão, isso era ridiculo mesmo. mas mesmo assim, houve uma personagem que me chamou a atenção, foi um tal Dom José Torto,Visconde da serra da estrela. Que iria ele ali a fazer não se sabe, pois tb se desconhece o que faz esse senhor cá por Valpaços para figurar na procissão.

Anónimo disse...

Como é possivel estarmos a ser governados por um Presidente como o que temos em Valpaços, quando o mesmo planta na sua casa de habitação 2 oliveiras, e as deixa definhar e morrer por falta de agua.
É exactamente isso que está a fazer ao nosso concelho, está a deixar definhar e morrer.

Anónimo disse...

Verdadeira prioridade é acabar com o roubo na factura da água.
A Câmara de valpaços anda a roubar os contribuintes, senão vejamos:
Paga-se os m3 de agua, nos vários escalões aumentado à medida que aumenta o escalão, tudo certo aqui.
A seguir vem as tarifas de disponibilidade rede abastecimentoe e de saneamento... disponibilidade????? que vigarice é está? mas afinal as obras não são feitas já com o dinheiro dos contribuintes? eu gostava de saber se eu prestar um serviço à camara, se tambem posso por na factura, a tarifa de disponibilidade de livro de facturas, a tarifa de disponibilidade para esperar pelo dinheiro, a tarifa de disponibilidade para aturar os funcionários do atendimento, etc.
Depois vem mais uma malabarice, que é cobrar os mesmos metros no consumo e no saneamento, nada mais errado, é tipico de vigarista, então não há percas? os senhores engenheiros sabem bem que há, pricipalmente na rega, então essa que vai pela terra abaixo, sai no saneamento? ou estamos todos a pagar esta vigarice porque a Câmara durante anos a fio deixou toda a gente ligar as aguas pluviais ao saneamento, porque mesmo nas zonas novas nunca existiram caixas de ligação de águas pluviais, e são esta merda de engenheiros de meia tijela, que ganham balurdios os iluminados.
Tenham vergonha de roubar o povo.

Anónimo disse...

Meus caros,
Tenho verificado que a quase totalidade dos comentários efectuados neste blog, são ridículos, de proveniência ignorante, de zeros à esquerda, somente criticando e entrando por vezes até em ataques pessoais, pondo em causa a idoneidade das pessoas mencionadas!
Por favor, tenham VERGONHA!!!
Apresentem criticas construtivas, apresentem ideias, divulguem as coisa positivas da V/ cidade.
Admito que talvez por ignorância e como alguns no máximo se deslocaram até chaves ou mirandela, não conheçam a realidade deste mundo e país.
Como esta cidade pode avançar e prosperar?? Sendo que a grande maioria dos seus habitantes não consome nela (Supermercados, restaurantes, lojas, cafés e comercio em geral), optando sempre pelas cidades vizinhas. Talvez seja mais "CHIC", ou então nestas cabeças ocas, existe a mentalidade de que é melhor gastar dinheiro num desconhecido, do que a um amigo ou vizinho (Comerciante) da terra.
As iniciativas tem que ser tomadas não só pelas entidades oficiais(câmaras, juntas, etc), mas principalmente, por todos os seus habitantes, que deveriam dar o exemplo, consumindo e investindo na cidade e aldeias.

Pensem nisto!
Mais uma vez, TENHAM VERGONHA.
Até breve...
AJJ

Anónimo disse...

Os responsáveis pelo encerramento do Hospital continuam a fazer das suas, agora na área da agricultura. Foram vistos a trabalhar dois utentes da confraria na apanha da cebola, num terreno que esta possui em Carrazedo. Será que foram a pé de Valpaços para Carrazedo? Será que o confrade-mor não sabe? E a Segurança Social continua sem ver o que se passa na confraria.

Zé das Lages disse...

oh meu caro AJJ o povo que consome nas cidades vizinhas mais não faz do que seguir o exemplo do xico mirandum e dos seus directores de departamento,esses ganham-no cá, mas moram e gastam-no fora! afinal quem é que deve ter vergonha? esta realidade tem 30 anos... ou o amigo tem andado distraido?

Anónimo disse...

Ele há coisas do Arco da Velha, senão vejamos: faz agora uns meses, que era corrente em Valpaços, ouvir-se dizer que o filho do Provedor andava a aconselhar o pai a demitir-se. Agora é corrente ouvir-se dizer em Valpaços, que o filho terá dito, que vai ocupar o lugar do pai como Provedor para continuar a sua obra (mas que obra!...). E ainda dizem que não há bruxos!.....

Anónimo disse...

Gostava de saber para que lugar foram os Cuidados Continuados, que o Provedor Eugénio Morais, prometeu e fez anunciar durante algumas tiragens (usando para isso dinheiros da Misericórdia de Valpaços)de jornais locais. Agora parece que anuncia a abertura do Hospital, deve querer dizer a abertura de uma mini-clinica (entre as muitas que existem em Valpaços). Provavelmente com o intuito de dar que fazer ao genro. Caro investimento!... É caso para dizer Burro Velho não aprende música.

Anónimo disse...

O Presidente da Câmara de Valpaços, utiliza (e bem) a viatura que lhe está destinada pelo municipio, única e exclusivamente em serviço. Mas o João Jardim, cá da terra, utiliza a viatura (mais cartão de gasoleo) da instituição, para passear a mulher, para férias, compras em Espanha e afins, e para guardar a casa enquanto o cão descansa. E isto tudo legalizadinho.... na cabeça do iluminado....

Anónimo disse...

Num comentário, um senhor(a) diz que foram vistos, utentes da Santa Casa a trabalhar em Carrazedo. Em Carrazedo não sei! mas que foram vistos, a apanhar cebolas, num terreno nos Poçacos pertença do Diretor CARDOSO DOS SANTOS; ai isso foram... A continuar a seguir por estes caminhos em zig-zag, o Provedor, mudará de certeza - e rapidamente - para uma casa de poucos metros quadrados.... fazendo deste modo, companhia aos irmãos metralha.

Anónimo disse...

Desde que a Mesa Administrativa da SCMV, liderada pelo Provedor Eugénio Morais, fechou o Hospital de Valpaços, esta já perdeu só em rendas do edifício 60.000€ (mil). A juntar às rendas há ainda o prejuizo de um edifício fechado, que além de se ir degradando, ainda tem os inerentes custos de água, luz etc. A ponderar, os dois processos contra a SCMV. Um da "Lusipaços" no valor de mais de dois milhões de euros e ainda o processo dos funcionários do Hospital contra a Santa Casa, que perdendo e dependendo do tempo da sentença, poderá sair caro à SAMV. A juntar a tudo isto, o Presidente da Câmara, já assumiu publicamente que não dará mais dinheiro à SCMV, enquanto a tribo dos rapa-rapa, não sair de lá. Só falta mesmo o Provedor Sr. Morais a rodopiar como no jogo do "sabichão" e a apontar sempre para SCMV - Falência (atual) Técnica -.

Anónimo disse...

O Provedor da Santa Casa de Valpaços, prepara a época 2010/2011 dos enchidos na quinta em Valverde. Será bom saber-se, como vão ser mortos os suinos?; que quantidades de suinos vão ser mortos na quinta?; em que condições de higiene vão ser mortos?; se podem ser mortos nessa quinta de Valverde?; para que local vai parte desses enchidos? que viagens fazem muitos Kg desses enchidos?... É tempo dessa quinta ter uma inspeção da ASAE.

Anónimo disse...

Passaram dez meses e o Hospital de Valpaços, continua fechado. Ao Sr. que disse que abriria num espaço máximo de seis meses, só nos cabe dizer que é um ment....., um sem verg...., e outros adjectivos que deixa-mos ao critério de cada Valpacence. Para ele vai o nosso escárnio.

Anónimo disse...

Nem todos os anjos têm asas, nem todos vêm do céu, onde se diz que eles moram. Os anjos bons naturalmente. Em Valpaços anda à muitos anos um Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, que, com o objectivo de conservar intacto o património familiar, não larga o morgadio, que é dos maiores do concelho. Com o correr dos anos, prosperou economicamente de forma fantasma, enquanto ia atacando inesperadamente, como um Dragão do Amor. O seu reinado já tresanda a bafio é como as laranjas, espremidas demais, dão sumo azedo. Assim sendo e sem mais delongas, prevê-se para breve a Queda de um Anjo - mau naturalmente -.

Anónimo disse...

O Hospital de Valpaços ainda não abriu. O que fazer à pessoa (Provedor Sr. Eugénio Morais), que não prega a verdade e diz uma coisa e faz outra? O que se há-de fazer ao sal que não salga? Essa pessoa é como o sal perdeu o poder de salgar, faltou à verdade! A solução, é mandá-lo embora como inútil.