segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CRÓNICAS DO REINO IV SÉRIE

Soube há pouco tempo que aquando da visita do Barão de Boliqueime Dom Regressado Silva ao reino de Valdecacos para inaugurar o agrupamento escolar, estaria prevista uma manifestação com cartazes empunhados por alguns ex-trabalhadores do hospital, mostrando o seu descontentamento pelo encerramento do mesmo, com todas as consequências negativas que daí vieram para as populações e também pela perda do posto de trabalho numa época de crise em que o desemprego aumenta assustadoramente.
Soube também que os cartazes acabaram por não aparecer por pressões várias do Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum, para quem pelos vistos, o direito à indignação e à manifestação do desagrado pela perda de um equipamento fundamental para o povo como era o hospital é menos importante que a imagem idílica, prosaica e cordata das criancinhas a bater palmas, num esquema ensaiado por professores e políticos que me fez lembrar as visitas do finado Almirante Américo Tomás, não faltando no fim da cerimónia um opíparo almoço para as entidades, pois ao contrario do sol, a crise quando nasce não é para todos.
Não houve um só ano desde a revolução de Abril, em que a dívida do condado Portucalense e de todos os reinos que o compõem não tivesse aumentado, encontrando-nos neste momento a braços com a maior crise de sempre. Os políticos, todos eles, gastaram o que tinham e o que não tinham, e quantos mais anos passaram no poder mais gastaram. Tanto no poder central como no poder local.
Quem não conhece obras faraónicas, obras desnecessárias, subsídios mal atribuídos, subsídios não aplicados na finalidade com que foram obtidos, ordenados chorudos, senhas de presença principescamente pagas por empresas públicas, viagens sumptuosas, carros topo de gama, assessorias mal justificadas e pagas a peso de ouro, etc. etc.  etc.
Pois agora o discurso politicamente correcto é o discurso da poupança e o nosso chefe do governo Dom Xico Mirandum, numa de bom aluno perante o afamado professor de finanças, lá foi dizendo que deixando as aldeias do reino às escuras durante a noite já conseguiu poupar 11 milhões de euros.
Essa quantia, daria para construir e equipar em excelente hospital que não temos.
Daria para construir um complexo de piscinas com parque de campismo e um mini Zoológico na zona da Freixeda, sonho antigo das gentes de Valdecacos, e que não temos.
Daria para apoiar a criação de empresas de transformação na indústria agro-alimentar (castanha, figo, frutos secos, azeitonas, compotas, etc.), criando emprego e fixando pessoas, mas que também não temos.
Daria para adquirir, reconstruir e conservar o pouco património histórico e arquitectónico do reino que se encontra ao abandono…
Daria para apoiar a criação de explorações familiares de porco bísaro, certificando o fumeiro como se faz no vizinho reino de Vinhais, criando emprego e fixando pessoas nas suas aldeias, fumeiro que entra na elaboração do folar que apesar de tantas feiras ainda não saiu da cepa torta.
Daria para construir de raiz uma escola profissional com cursos credíveis e virados para o mercado de trabalho, que também não temos…
Daria para construir e equipar o pólo universitário do Instituto Politécnico de Bragança, promessa não cumprida de uma campanha eleitoral, com protocolo assinado e tudo, mas que não temos…
Então para que serviram os 11 milhões de poupança? Estarão na Caixa a render? Ou serviram apenas politicas eleitoralistas que mantiveram no poder a mesma força política nos últimos 30 anos?
As cortes do condado Portucalense elegeram para sua presidente a Baronesa do Terreiro Dona Expropriação Esteves, nada e criada no reino de Valdecacos, jurista com carreira invejável, e que já tinha sido a primeira mulher a exercer funções no Tribunal Constitucional. Tendo já tido um voto de louvor e congratulação aprovado por unanimidade nas cortes de Valdecacos, vai agora presidir à inauguração da Biblioteca do reino. O Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum que dela disse o que o Maomé não disse do toucinho, por causa dos terrenos da zona industrial, em que o governo de Valdecacos foi condenado a pagar um balúrdio, terá agora que dizer o contrário, o que para um político há 30 anos no poder não é nada do outro mundo!!
O Marquês dos Colmeais, Dom Filipe Pratumba, personagem destas crónicas, há alguns anos arredado da vida política, deixou-nos prematuramente, não passando já de saudade, as animadas tertúlias no café Purgatório, com o Barão do Tanque Novo Dom Jota Xitunda, o Marquês de Águas Frias Dom Tino Flávia, o Duque de Manteigas Dom Joselito de La Estrela e Benfica e o Morgado de S. Francisco Dom Catalone El Bone. As suas “bocas” propositadamente destabilizadoras conhecidas como “pratumbadas”, levavam os outros intervenientes a um estado de quase apoplexia, deixando o Marquês de Tinoni Dom Bino Flavia de olhos arregalados atrás do balcão, quando se levantava, risonho a caminho dos Colmeais de melena ao vento, depois de ter provocado a maior das confusões. Imagino-o agora, na restinga do Lobito sentindo a brisa do mar e olhando o por do sol ímpar daquele rincão africano que ele tanto amava.

Até Breve
Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 04 de Novembro de 2011

23 comentários:

Anónimo disse...

Como estamos na época do fumeiro, não devem demorar as pressões com alheiras, chouriças, linguiças e salpicões, para uma homenagem ao Provedor da Santa Casa de Valpaços, Dr. Eugénio Morais, paga pela Misericórdia de Valpaços, como forma de agradecimento pelo dito cujo ter fechado o Hospital de Valpaços. E eu que pensava que o mundo era redondo....

Anónimo disse...

O Geninho das Meninas fechou o Hospital de Valpaços. O Geninho das Meninas, recebeu um abaixo-assinado do povo do concelho de Valpaços, com cerca de três mil assinaturas, a pedir a sua demissão e dos restantes membros da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia. Só uma cabecinha muito atormentada, não tem vergonha. Ó pouzão! Hou! Hou! Hou! já estás pronto para partir!!!!!

Anónimo disse...

gostei da crónica,mas entendo que o governo do Reino não fizesse um parque de campismo e um jardim zoológico na Freixeda.É que se o tivessem feito,os membros do governo e os da Confraria misericordiosa estariam todos enjaulados,numa aldeia dos macacos,mmelhor que a do Zoo da capital!!

Anónimo disse...

É muito dificil desfazer a teia de interesses que está instalada em Valpaços ja ha bastantes anos. So assim se consegue entender como é que certas pessoas, aparentemente impolutas, consigam conviver e apoiar outras pessoas, aparentemente, menos impolutas.

E assim se vai vivendo e governando a vidinha... ninguém acusa ninguém porque todos tem telhados de vidro e quando assim é o resultado está a vista de todos...

A sociedade valpacense está completamente corrompida pelas relações de poder que existem entre autarquias, misericordia, empreiteiros e outras instituições... até a decadência final será um passo...

Luis Calvão - Valpacense disse...

Eu até entendo algumas das palavras do dito chaparuto e destes anónimos que para aqui escrevem, mas por favor não sejam cobardes e assinem com o vosso nome as vossas opiniões, penso que ainda estamos em democracia.
Queria aqui deixar algumas reflexões:
1- O Nosso Hospital Faz muita falta, mas não devemos ser mal educados para defender aquilo que é nosso por direito,lutemos por ele.
2- A oposição em Valpaços NÃO tem trabalhado o suficiente para ganhar as eleições Autárquicas.
3- Não são com conversas de café que vamos para a frente.
4- Vejo que muitos daqueles que criticam tanto essas tais almoçaradas que a autarquia promove e com as quais eu estou contra, afinal depois também marcam a sua presença.
5- Está na hora dos verdadeiros Valpacenses assumirem as suas responsabilidades e cuidem das suas instituições e não as deixem entregues a meia duzia de pequenos "abutres" que pela nossa terra pairam.

Anónimo disse...

A vidente Maya, diz que o Provedor da Misericórdia de Valpaços e responsável do fecho do Hospital de Valpaços (e mais façanhas estranhas), vai ser como o Perdigão! Agora que vai perder a pena, não vai faltar mal que lhe não venha! Ou seja vai provar do seu veneno... Vai ter o que merece...

Anónimo disse...

O Provedor da Misericórdia, que se queria eternizar à frente desta, conseguiu o que queria. Vai ficar eternizado como, alegadamente, o = filho da mãe = que estragou tudo. A cidade, vai ganhar mais uma triste figura.

Anónimo disse...

O problema é encontrar verdadeiros valpacenses... por isso temos o que temos. Não critiquem os anónimos, se não forem mal educados, não vejo mal. Haverá alguém que possa falar livremente nesta terra? Se houvesse, não tínhamos nas duas maiores instituições presidentes há mais de 30 anos... 1 teve que vir uma lei para se ir embora. O outro, parece que prepara cuidadosamente a passagem de titulo a um primo!

lutar pelo hospital? quem?

Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer que a mesma água, não corre duas vezes por baixo da mesma ponte. Não é verdade! Senão vejamos: Faz por esta altura uns anos, que um utente e ao mesmo tempo, membro dos orgãos sociais, alegadamente, a mando de alguém com o "rabiosque apertado" andou a recolher assinaturas junto dos funcionários, para o dito cujo, não largar a instituição. Agora alguns funcionários, alegadamente, a mando de alguém com "apertado rabiosque" andarão a recolher assinaturas, para o Pierot, não deixar a instituição. Prevê-se, para o jantar de Natal dos funcionários muitas carpideiras com lágrimas de crocodilo. Tudo encomendado, claro. A verdade é que todos o querem ver a milhas de distância.

Anónimo disse...

Tantas vezes o cantaro vai à fonte até que parte. O Geninho das Meninas "partiu" e teve de abandonar a Santa Casa - tadinho -. Abandonou, mas deve ser responsabilizado pelos seus atos, nomeadamente: o fecho do Hospital de Valpaços; ter recebido da SCMV, desde 2007 (1.250 euros mensais) ilegais; ter comprado para a SCMV duas vezes uma viatura, Renault Twingo (uma das quais ao seu genro); pelo dinheiro que fez a instituição perder na compra de um terreno; pela "estranha" compra, por 5.500 € duma quota do Hospital a um tal de Dario Barros; por ter adquirido para a SCMV, material de construção civil (betoneiras, grua, etc.) a uma empresa, que o seu primo e membro da Mesa Administrativa, estava ligado;..... Quando mexerem no baú do santo do capote, vai de certeza cair o carmo e a trindade.

Anónimo disse...

O HOSPITAL DE VALPAÇOS ESTÁ FECHADO À QUASE 12 MESES! CERCA DE QUARENTA FUNCIONÁRIOS FORAM PARA O DESEMPREGO! O genro do Provedor, Eugénio Morais, não foi para o desemprego. Ficou a trabalhar na Santa Casa de Valpaços. Há pessoas a querer fazer passar que o Provedor, saiu por vontade própria da Santa Casa. A verdade, é que há pessoas que sabem que o Provedor não saiu por vontade própria. Pois não Sr. Provedor?!... Nós sabemos, que o Sr. Provedor sabe, que nós sabemos. Que afundanço....

Anónimo disse...

Ao principal responsável pelo fecho do Hospital de Valpaços, deve ser dado o seu nome à Av. que liga a E.N. 213 à ETAR de Valpaços. O seu a seu dono.

Anónimo disse...

Os funcionários do Hospital de Valpaços, ganharam, mais uma vez, no Tribunal de Trabalho de Vila Real a Providência Cautelar contra a Santa Casa de Valpaços. Para continuar o annus horribilis do Provedor Eugénio José Morais, só falta, este ser obrigado a deixar as viaturas topo de gama, cartões de gasóleo e cartão de crédito, tudo pertença da Santa Casa. Saiba Sr. Provedor, que, tudo o que sobe também desce, quero com isto dizer-lhe que o que a vida dá, a vida também tira. Não sei, é se algum dia entendeu ou entenderá, coisas tão simples.

Anónimo disse...

Miau, Miauuu, Miauuuuu. Au, Auuuu, Auuuuuu. É assim que Valpaços tem acordado todos os dias. Dizem que é o Tareco e o Boby a despedirem-se dos seus mentores, o Chef Genito Paella e o Poulão Toy-ri, os grandes criadores de todas as asneiradas do Hospital de Valpaços, entre outras. Aos primeiros recomenda-se falar o mais rápido possivel com o Sr. Vitor Hugo Cardinali, aos segundos recomenda-se, para expiarem os seus erros, um Convento de Jesuitas em Espanha. Terminando assim, a poluição sonora em Valpaços.

Anónimo disse...

O Geninho não saiu pra lado nenhum. A comandita continua lá toda e vai agora ser liderada por um socialista, que é primo do provedor. Se fosse o filho ou a filha dava nas vistas além de não se mexerem tão bem nos bastidores onde se ira tapar a camuflar todo um passado tenebroso, pois o medo do Geninho sempre foi que alguém que viesse fosse uma pessoa honesta e integra que limpasse a casa e a ele também. Agora vem o Altamiro Claro um socialista dos sete costados, um valpacense de gema, pois é vê-lo por ai a comprar sapatos, electrodomésticos, nos cafés, a falar com o povo... mas porque vem agora Altamiro?
Pode ser que agora os PSD que não apoiaram o Presidente para a provedor apoiem o Altamiro!!! Nem sabes onde te vens meter e socialistas em valpaços salvo honrosas excepções ardem todos no taxo mais cedo ou mais tarde!

Anónimo disse...

A obsessão pelo poder; o medo de abandonar a Misericórdia (ele lá sabe o porquê); e o medo da solidão; "levará" o Geninho a querer criar uma Comissão de Aconselhamento, dentro da Santa Casa, chefiada pelo próprio. Puro ato de burrice!!! E porquê? 1º Seria passar um atestado de incompetência ao novo Provedor! 2º Para ficar sentado e ganhar, sem fazer nada já lá tem o genro? 3º Já ningém o leva a sério. 4º Fica terrivelmente dispendioso à instituição, por razões já muito noticiadas. 5º Com a fama que angariou, todos o querem ver pelas costas. 6º Como gestor não existem termos para o qualificar, é do pior, tenha-se como exemplo o que fez ao Hospital de Valpaços. 7º Quem no seu perfeito juizo, quer um conselheiro que não sai dos meios de comunicação social sempre pelas piores razões. 8º Vive num mundo à parte, com 3 decadas de atrazo. Geninho numa comissão? Só se for numa comissão à Coreia do Norte, para provar o fel que destilou durante os anos que esteve à frente de tão digna instituição.

Anónimo disse...

O Farelos deu uns patins ao Geninho de Ribas, e este como sempre foi pimba, pimbou. O laraixeiro, prometeu abrir o Hospital de Valpaços, mas não o abriu. Uma pessoa que promete e não cumpre só tem um nome, ment...... Mas conseguiu que a produção do fumeiro da Santa Casa acaba-se na altura em que pimbou. Ele há cada coincidência. Os funcionários do Hospital deviam oferecer um espelho a este fulano, talvez assim tenha vergonha e não saia de casa.

Anónimo disse...

Em entrevista à Tribuna Valpacense, o Provedor Eugénio Morais diz o seguinte - "Pus-me a brincar com o tempo para ver a graça que tinha, encheu-me a cara de rugas e cabeça de farinha". Este Sr. até no caos é ridiculo, mas pelo menos ficou-se a saber onde está o farelos. Está na cabeça do Provedor!!! Um muito obrigado ao tempo, tens mesmo, muita graça.

Anónimo disse...

"Não guardo mágoa à multidão que se revoltou e foi aliciada a iniciar a revolta, já àqueles que instigaram essa revolta, e eu sei quem são, já os perdoei, mas não os vou esquecer" Eugénio José Morais by "Tribuna Valpacense". Caro Sr. toda esta sua dramatização começa perigosamente a aproximar-se do delírio. Não está a ver vem a "cousa". Nós é que nunca o vamos perdoar e muito menos esquece-lo pelo que fez ao Hospital de Valpaços.

Anónimo disse...

Realmente chegou-se a um ponto em que já não há pudor. Essa entrevista é completamente ridicula. Mas o que mais me impressionou foi o facto de agora, os culpados pelo encerramento do Hospital serem a ARS. Só pode estar com medo de perder a açao no tribunal como tem perdido a dos funcionários, já por 3 vezes... substituiram o farelos por advogados do Porto perderam igualmente e vão peder a ação principal e ai, ele já estará em casa, mas alguém se vai ter que chegar a frente... e ser responsabilizado... porque é que acham que o farelos se veio embora, mais o amigo Gualter?

o Altamiro, mais o Sousa, mais o Bob construtor, o rapazeco das finanças ainda lhe vão bater à porta, a ele provedor!

Sabem quem é o verdadeiro culpado do encerramento do Hospital? O Presidente da Cãmara, que é um NIN

Anónimo disse...

Na entrevista do Geninho à Tribuna Valpacense, este aparece numa fotografia com ar melancólico e com uma grande nódoa na camisa. O ar melancólico é resultado de tantas lágrimas na roda viva das despedidas, deste da instituição. A nódoa, apesar de não lhe fazer justiça (de tão pequena que é), representa o seu mandato à frente da instituição. Uma nódoa....

Anónimo disse...

http://www.tvregioes.com/ver_video.php?id=90

Esta é para os apanhados!

Quanto cobrou o artista de honorários pelos processos que perdeu?

E será legal ser advogado e vice-provedor ao mesmo tempo?

Não ha vergonha???

Anónimo disse...

Um desejo de muita sorte para o novo provedor (Altamiro Claro), alguém que tem um passado integro,apesar de longos anos na política.
Força para a abertura do nosso hospital ...