sábado, 3 de novembro de 2012

CRONICAS DO REINO IV SÉRIE

Aí vamos nós, a passos largos, a caminho de mais um inverno do nosso descontentamento. O Condado Portucalense, exausto e exangue com tanta austeridade imposta pela TROIKA e executada e agravada pelo governo do Marquês de Vila Real Dom Passos Guedelho, está praticamente moribundo.
Do Minho aos Algarves, o povo saiu à rua, protestando contra as péssimas condições de vida a que se encontra sujeito, em manifestações com uma participação e grandiosidade que já não eram vistas desde o 1º de Maio de 1974.
Mas se o Condado Portucalense está moribundo devido à crise e às exageradas medidas de austeridade que estão a matar a economia, o reino de Valdecacos já morreu há mais de uma dúzia de anos, devido à falta de uma estratégia de desenvolvimento e às políticas erradas de quem nos tem (des) governado.
Se a grande maioria das pessoas em idade produtiva e reprodutiva já abandonaram o reino, por aqui não encontrarem condições de trabalho, emprego e sobrevivência, ficaram apenas uns milhares de zombies que deambulam de um lado para o outro, entre as sedes do governo e da confraria, em busca de um subsídio ou de uma merenda gratuita.
“Com festas e bolos se enganam os tolos”. Aí está uma realidade sempre presente nos últimos trinta anos no reino de Valdecacos. Não houve uma única inauguração desde o mais humilde chafariz até às escolas mais importantes, passando pelas sedes de cada uma das trinta e uma alcaiderias do reino, por estradas e calcetas, por pavilhões desportivos e multiusos, por lares de terceira idade e centros de dia, piscinas quentes e frias, quarteis da polícia e da G.N.R, universidades, bibliotecas, feiras e romarias, tudo isto serviu para os políticos se exibirem e mostrarem aos “tolos” como se preocupam com eles.
Assim fomos todos de inauguração em inauguração, de festa em festa, até ao descalabro total.
As festas assim como os centros comerciais, são no sec.XXI o bodo e o palácio dos pobres. Há-de chegar o dia em que os “tolos” vão ganhar juízo e perceberem o quanto foram enganados e abusados ao longo dos tempos. Os milhares de jovens desempregados, que esperança podem ter num reino empenhado para os próximos trinta anos, pelos gastos excessivos e descontrolados de meia dúzia de pessoas apenas interessadas no seu conforto pessoal e na sua família política?
Quando o governo do Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum se envolveu descaradamente e utilizando métodos pouco ortodoxos e de caciquismo primário no apoio a uma lista para a direção do agrupamento escolar de Valdecacos, sabia ou não sabia que alguns membros dessa lista estavam a ser alvo de um inquérito, por ações praticadas em conselhos diretivos anteriores?
Corre à boca cheia que o resultado da inspeção não propõe nenhum louvor aos visados antes pelo contrário! E agora? Qual a justificação? E os alunos? Alguém pensou neles?
O presidente das cortes Dom Juanito de La Bisabuela, que diz a toda a gente que a Baronesa do Terreiro Dona Expropriação Esteves nunca fez nada pelo reino de Valdecacos, acha que conseguirá fazer alguma coisa na enrascada em que se meteu o irmão de Dom Caím Conde do Cutelo Melhor?
Teremos foguetes novamente? É claro que sim, pois este reino é uma festa e com “festas e bolos se enganam os tolos”.

 

PS: “Entre o governo que faz o mal e o povo que o consente há uma cumplicidade vergonhosa”, Vítor Hugo.

Até Breve

Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 12 de Outubro de 2012

8 comentários:

Anónimo disse...

Haja alguém que denucie o que se passa naquele agrupamento de escolas desde há quase 3 anos a esta parte. Vegonhoso. Talvez seja este o adjectivo mais apropriado para definir todos os acontecimentos, desde a fusão, à eleição do irmao de D. Caim mais os seus mais dilectos subdtos, como o é o "Desejado"

Anónimo disse...

SE PUDÉSSEMOS LIMPAR ESTE REINO, VARRENDO OS CACIQUES, OS HIPÓCRITAS E OS SEM CARACTÉR QUE DÃO NOS MOLHOS TODOS CONFORME LHES DER MAIS JEITO. O REINO FICARIA HABITADO POR UMA MEIA DÚZIA DE PESSOAS...

Anónimo disse...

o que se passa na escola é o espelho do que se passa na camara.São só festas e bolos e os valpacenses são tolos,tolos,tolos.....

Anónimo disse...

oQue é que pode levar um regente escolar agrícola que foi presidente do conselho diretivo durante anos e anos,a mover o céu e a terra para continuar diretor? algum psicologo terá resposta para isto?

Anónimo disse...

O povo só não é tolo para tentar receber SUBSÌDIOS,tenha ou não direito a eles Quanto ao resto quanto mais bolos mehor!!!

Anónimo disse...

Porque é que as pessoas em Valdecacos são tão agarradas ao poder? O Arcipreste,o Presidente,o Confrade-Mor,o director da escola,ETC,etc,etc,todos eles com largas dezenas de anos agarrados ao TACHO!!!porquê?

Anónimo disse...

Então e o Mazzarino não conta?

Anónimo disse...

Mas também há mulheres que perseguiram o tacho como se de um troféu se tratasse! O que dizer daquela que foi corrida com foguetes na sua despedida, em tempos que já lá vão!!! E a "Condessa dos comes e bebes", que andou de bandeira em punho, subindo a cima de mesas, jurando fidelidade a uns e indo depois ajoelhar-se, tal Egas Moniz, a Dom Xico Mirandum prometendo vassalidade e voto...Que enorme coração/ambição!