terça-feira, 27 de maio de 2008

O REINO DE VALDECACOS

Nem a visita à Feira do Folar na capital, do reino de Valdecacos, salvou o Visconde de Gaia Dom Filipe Às Vezes! Depois de sete meses em que foi o bombo da festa dos barões laranjas, resolveu dizer que estava farto, bateu a porta com estrondo e foi-se embora deixando os laranjinhas do condado Portucalense à beira de um ataque de nervos.
Vários candidatos se perfilaram de imediato para a sucessão, mas apenas três mais um outsider estarão com hipóteses de êxito. São eles, a Baronesa da Tanga Dona Manuela Azeda o Leite, o Marquês do Parque Mayer Dom Santana Flopes e o Visconde de Vila Real Dom Passos Coelhone. O outsider é como não poderia deixar de ser o poderoso Barão do Funchal Dom Adalberto João. A luta promete ser renhida, cada qual conta as suas espingardas, uns apelando mais às bases e ao populismo (Santana Flopes), outros com apoios dos principais barões e da “inteligência partidária” (Manuela Azeda o Leite) a começar no Barão do Bonfim, Dom Peixeiro Pereira que foi um dos grandes responsáveis pela queda de Dom Filipe Às Vezes, com as criticas corrosivas no blog “Abrupto” e na “Quadratura do Circulo”. O Visconde de Vila Real Dom Passos Coelhone, perspectiva o futuro apoiando-se no passado sem pecados de governação, e piscando o olho ao poder autárquico. O Barão do Funchal Dom Adalberto João que nas ilhotas que governa já não tem mais nada para ganhar, nem para provar que é o maior, espreita a oportunidade de terminar a carreira politica em beleza, dando o salto para o continente, para com a truculência que lhe é habitual meter os “cubanos” na ordem.
A outrora poderosa e influente secção laranja do reino de Valdecacos, recheada de barões que tinham acesso às mais altas instâncias partidárias, encontra-se neste momento reduzida em termos aristocráticos ao Barão de Ferreiros Dom Xico Mirandum, todo o resto é arraia-miúda. Com grande influência local, como o demonstram as sucessivas vitórias eleitorais, mas completamente apagado fora do reino de Valdecacos, e sem qualquer influência nas distritais ou nacionais laranjas…
Ciente disso mesmo, Dom Xico Mirandum, procurando aumentar um pouco a visibilidade fora do reino, achou que as próximas eleições directas para o partido, seriam uma excelente ocasião! Vai daí, aproveitando-se dos conhecimentos lisboetas do seu assessor Dom Pedro Morronel, Visconde de Alijó, mandou-o fazer uns telefonemas ao seu antigo patrão Dom José Luís Adjuntaut, Barão de Marvila sugerindo-lhe que aceitaria ser o mandatário distrital da candidatura de Dona Manuela Azeda o Leite, atrás da qual se perfilam a maioria dos barões. Não sei se o Barão do Lila Dom Furão Barroso também terá sido contactado, o que é certo é que Dom Xico se convenceu que a nomeação eram favas contadas, e impante de vaidade, não se conteve e contou a quatro ou cinco amigos, que por sua vez fizeram o mesmo, não tardando que todo o bicho careto do reino comentasse que o Barão de Ferreiros era o mandatário da Baronesa da Tanga. Mas, e nestas coisas há sempre um mas, o presidente da distrital laranja e Grão Mestre da Fundação Oriente Dom Staneloy Ho, não gostou de ser ultrapassado, puxou dos galões e impôs o amigo e Alcaide do Reino do Boticário Dom Fernando Campesino. Dom Xico Mirandum ficou de tal forma abespinhado, que diz irá apoiar a candidatura de Dom Passos Coelhone. Assim vão as guerras do alecrim e da manjerona.



Post-scriptum: Foi precisa meia página de jornal a quatro colunas e quase duzentas linhas para dar resposta a um breve comentário. Ficamos a saber que em vez de um se negociaram três lotes na zona industrial para deslocalizar três stands de automóveis, tendo concomitantemente sido negociada uma viatura com um deles. Quando a esmola é grande o Santo desconfia…Diz o povo.

Até Breve
Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 13 Maio de 2008

Sem comentários: