quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O REINO DE VALDECACOS

Como se a crise financeira que abalou e abala o mundo não bastasse, com o mercado bolsista a perder biliões, empresas em grandes dificuldades com o consequente espectro do desemprego e com este, todos os problemas de ordem social que o acompanham, insegurança, assaltos, fome, miséria, e por aí fora. Como se tudo isto não chegasse, somos todos os dias brindados com escândalos que atingem pessoas e instituições que nós considerávamos acima de qualquer suspeita.
O Marquês de Wall Street Dom Bernardo Madoff, ex-presidente do Nasdaq, a bolsa onde se agrupam as maiores empresas tecnológicas da América e do mundo inteiro, considerado um guru da alta finança mundial, não passava afinal duma dona Branca com o colarinho da mesma cor, conseguiu angariar dinheiro em todo o mundo e deixou um buraco de 50 000 milhões de dólares.
No Condado Portucalense, instituições respeitáveis como o BCP, cujos administradores pagos a peso de ouro (entre 2002 e 2008 a administração recebeu em média entre ordenado e prémios cerca de 160 milhões de euros por ano), como se isso não bastasse e apesar de toda a respeitabilidade que mostram ao povo, quando entram e saem das reuniões com aquele ar majestoso e imperturbável, para se sentarem no banco de trás de um BMW série 7 ou num Mercedes classe S, quando aparecem em chás de caridade normalmente transmitidos pela televisão, acompanhados por anafadas esposas embrulhadas em visons e a tresandar a chanel nº 5, quando ao domingo cumprem a obrigação da missa na primeira fila, quase sempre em catedral e em cerimonia dita por bispo ou cardeal, apesar de tudo isso, digo eu, gravíssimas irregularidades foram detectadas, havendo investigações em curso por parte do banco central, da judiciária e do ministério publico. Tudo isto porquê? O que leva pessoas que já não conseguem gastar aquilo que têm de podres de ricas que são, a comportar-se desta maneira?
O homem forte do BPN está preso! Deixou o banco num estado tal, que teve de ser nacionalizado para evitar males maiores. Ex-secretário de estado de um dos governos do Barão de Boliqueime Dom Regressado Silva, envolveu nos negócios alguns companheiros da política, o mais mediático dos quais é o Visconde de Coimbra Dom Dias Matreiro, cujo enriquecimento exponencial desde que saiu da política, deixou os portugueses com a boca aberta de espanto! A sua proximidade com o actual presidente do condado Portucalense, pelo qual foi convidado para conselheiro de estado, tem provocado imensas especulações e levou mesmo à emissão de alguns comunicados e desmentidos. O “cavaquismo” período histórico do condado Portucalense, que decorreu entre 1985 e 1995, tem vindo à baila ultimamente e nem sempre pelas melhores razões, motivado por comportamentos que alguns dos actores principais da época têm tido.
Salvo as devidas distâncias, não resisto em encontrar um certo paralelismo entre o que escrevi acima e o que se passa no reino de Valdecacos. O povo (depositantes e pequenos accionistas) viu o seu património completamente desvalorizado e está de tanga. Os administradores (governantes) somam e seguem de vento em popa, rumo ao eldorado duma reforma sem sobressaltos.
Há trinta e quatro anos fez-se uma revolução no condado Portucalense, que acabou com uma ditadura obsoleta, que mantinha uma guerra sem solução à vista e nos isolava da comunidade internacional. Muita coisa melhorou desde então, a guerra acabou, a liberdade de expressão é uma realidade (embora por vezes ainda existam tiques censórios nalguns governantes). Quanto a privilégios, alguns acabaram é certo mas outros se foram instalando, então aqui no reino de Valdecacos em que o poder é mono color desde a revolução de 1974, algumas fortunas se fizeram, muitas vidas se arranjaram, muitos cargos se ocuparam, mas todos tinham um denominador comum, a cor laranja. Estes foram os que no reino de Valdecacos verdadeiramente lucraram com o 25 de Abril. Não consta que qualquer deles tivesse no passado desenvolvido qualquer actividade anti-fascista ou oposicionista, por pequena que fosse. Antes pelo contrário…


Até Breve
Publicado no jornal "Tribuna Valpacense" em 23 de dezembro de 2008

9 comentários:

Anónimo disse...

NAEV Núcleo Associativo e Empresarial de Valpaços


Mais uma... apadrinhada pelo Tavares e comandada por ele. Porque é que essa nulidade, que mais não serviu do que enterrar o pequeno comercio em Valpaços, está em todas. Ã culpa é dos subservientes montarruanos que o acompanham. Já não há Valpasences com tomates como havia antigamente.
Só falta em Valpaços uma comissão instaladora para uma casa de prostitutas, aqui não falta cartomância, mas falta o melhor que é desemvolvimento, emprego, nivel de vida, tudo...
Mas proximas eleições vou votar nas Pu..s, é que estou farto de votar nos filhos delas.

Normando Antonio Ernesto Vilar
(NAEV)

Anónimo disse...

Geminação Valpaços-Bettembourg

As geminações com cidades europeias não nos servem de nada, a não ser umas merendinhas feitas pelos politicos das respectivas comarcas. Os nossos produtos já são por demais conhecidos naquelas paragens pelos nossos emigrantes, quanto aos naturais dessas paragens ( o cidadão cumum) nem sequer aparece nas festividades de arromba que se proporciona. De lá tambem não trazem nada, nem investimento, nem produtos, nada ... absolutamente nada. Concordo plenamente que o interesse é mesmo os paises de expressão Portuguesa, mas com o envolvimento da comunidade, empresários, artistas, etc, não somente os politicos. Mas para isso só mesmo quando sair esta fornada de politicos mediocres que temos neste momento, e dar lugar a outros mais dinâmicos.
A proxima geminação apadrinhada pelo mediocre do Tavares vai ser Valpaços - Curral de Moinas

Quim Roscas

Anónimo disse...

Estive a cuscuvilhar por aí e vi um blogue "noticias de valpaços", onde se pedia para nomear as 7 maravilhas do Concelho de Valpaços.
A meu ver as 7 maravilhas do Nosso Concelho são mesmo O presidente Tavares e os 6 vereadores. Por que não po-los a todos numa redoma de vidro à prova de bala e colocálos no meio de uma dessas fabolosas rotundas, não em Valpaços que já não há lugar, mas por exemplo na grande rotunda de Fornos do Pinhal.

Anónimo disse...

Vestígios romanos em Sanfins de Valpaços
in "Correio da Manhã" de 24 de Março de 2008

Vestígios de uma povoação romana foram encontrados num local ermo em Sanfins, Valpaços. Foi um segredo bem guardado desde 2005, pelo investigador Mário Tavares, um homem de 56 anos, residente em Lebução, que agora resolveu dar a conhecer a sua descoberta.

A estrutura de uma possível vila romana viu a luz do dia, graças a uma escavação que durou cerca de mês e meio, num terreno no Lugar do Cabeço, na freguesia de Sanfins. "Podemos estar na presença de um dos achados arqueológicos mais importantes de Trás-os-Montes", assegura.
Tudo começou quando no terreno de uma vinha começaram a aparecer telhas romanas (tegulas), restos de mós, pedras com inscrições e moedas. "Tendo conhecimento disto, lancei mãos à obra e, pouco a pouco, começaram a aparecer muros de habitações", recorda Mário Tavares que reconheceu imediatamente "um património arqueológico de elevado valor".
Segundo Mário Tavares, os testemunhos agora encontrados ficam muito próximos do local de um achado valiosíssimo, o Tesouro de Lebução.
Um espólio da Idade do Bronze, constituído por pulseiras e torques de ouro batido. "Espero agora que as instituições promovam um levantamento do local, pois, dada a dimensão da área de prospecção, não posso levar a cabo este trabalho sozinho", continuou Mário Tavares.

Almeida Cardoso

Comentário
1 - Foi com imensa tristeza, que li o artigo acima mencionado. Digo com tristeza, porque quando um orgão de comunicação social, como o correio da manhã, apresenta como investigador um senhor que somente leva a cabo o saque sistemático(vulgo roubo),e que em nada se relaciona com a arqueologia. Demonstra a "ignorancia" que reina entre os portugueses, no que se refere as obrigações e competencias de um arqueologo.
Este senhor é conhecido na sua "zona" pela alcunha de "O Americano". O uso de detectores de metais, a abertura aleatória de "buracos" para recolher espolio, e o património arqueologico privado de que dispõe m sua casa, demonstram claramente atitudes de "quem sabe o que está a fazer"!
Ainda que não isente o senhor Mario Tavares de todas as culpas, Considero que a maior responsabilidade deste tipo de accções, que estou certo acontecerem um pouco por todo o pais, é da responsabilidade do estado e respectivos orgãos que deveriam não só regulamentar,viscalizar estas situações. Mas falham em grande escala em não conseguir sensibilizar a população portuguesa para a importancia e necessidade da arqueologia, que continua a ser vista como "escavar buracos para tirar coisas"! (Comentar)


Escrito por: Anónimo em 2008/04/06 - 12:20:46
2 - Claro, então agora que o dito senhor já saqueou tudo o que existia de valor, entrega o que resta, ou seja, as pedras, às autoridades e ainda fica com a fama de se preocupar com o património. Não tendo formação em arqueologia imagine-se os danos já causados por este curioso. (Comentar)


Foi com artistas iguais ao irmão do Sr. Presidente da Camara de Valpaços Sr. Tavares que tesouros e reliquias do mundo antigo ficaram irreversivelmente perdidas, sem sequer se poder efectuar o seu estudo.

Anónimo disse...

Comentário sobre a inauguração da Rotunda do Emigrante

Quanto a mim, não homenageia tão só os que tiveram, mas tambem os que actualmente têm de ir saber da vidinha para bem longe daqui. Parece que estamos destinados a fazer monumentos que tal como o fado nos despertam sentimentos de tristeza, saudade. O simbolismo fica mesmo pela despedida do Sr. Governador Civil, antes fosse a despedida do agora Presidente da Câmara de Valpaços, mas a esse nem o lugar de deputado o motivou a deixar-nos de vez, tanto tempo no poder deixa as pessoas obsecadas na ganância, e por outro lado impotentes para vingar na sociedade civil.
Resta a todos preparar os foguetes para daqui a mais 4 anos.

Dom Chicote faz a mancha

Anónimo disse...

LEI N.º 46/2005
ESTABELECE LIMITES À RENOVAÇÃO SUCESSIVA DE MANDATOS
DOS PRESIDENTES DOS ÓRGÃOS EXECUTIVOS DAS AUTARQUIAS
LOCAIS
A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da
Constituição, o seguinte:
Artigo 1.º
Limitação de mandatos dos presidentes dos órgãos executivos das autarquias locais
1 - O presidente da câmara municipal e o presidente da junta de freguesia só podem
ser eleitos para três mandatos consecutivos, salvo se no momento da entrada em
vigor da presente lei tiverem cumprido ou estiverem a cumprir, pelo menos, o
terceiro mandato consecutivo, circunstância em que poderão ser eleitos para mais
um mandato consecutivo.
2 - O presidente da câmara municipal e o presidente da junta de freguesia, depois de
concluídos os mandatos referidos no número anterior, não podem assumir aquelas
funções durante o quadriénio imediatamente subsequente ao último mandato
consecutivo permitido.
2
3 - No caso de renúncia ao mandato, os titulares dos órgãos referidos nos números
anteriores não podem candidatar-se nas eleições imediatas, nem nas que se
realizem no quadriénio imediatamente subsequente à renúncia.
Artigo 2.º
Entrada em vigor
A presente lei entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2006.
Aprovada em 28 de Julho de 2005.
O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
Promulgada em 14 de Agosto de 2005.
Publique-se.
O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.
Referendada em 18 de Agosto de 2005.
O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Isto foi fabricado à medida e quer dizer exactamente que o Tavares:
1- Faz mais 1 mandato de 4 anos como Presidente.
2- A seguir põe um Banana na Presidencia, entra como vereador, mas não como vice-presidente pois na ausencia do Presidente assumiria a Presidencia da Câmara entrando assim em contradição com o que diz a lei (não podem assumir aquelas funções durante o quadriénio imediatamente subsequente ao último mandato).
3- Volta de novo ao lugar de Presidente, podendo aí ficar 3 mandatos consecutivos.
4- Depois volta a pôr mais um banana na Presidência, e volta a vereador.
5- continua....
6- Tem agora 500 anos de idade, 20 e tal reformas.
7- Continua....
8- Entretanto um grande meteorito colide com a terra e é o fim dos Dinossauros.

B52 - O bombardeiro

Anónimo disse...

Sobre a Crise Financeira que nos afecta a todos:

Análise económica com base na perspectiva do analista americano Dr. Marc Faber :

O Governo fez há tempos as devoluções do IRS. Se gastarmos esses montantes na Zara, o dinheiro vai todo para a China. Se o gastarmos em combustível, ele vai direitinho para os árabes. Se comprarmos um computador, o dinheirito irá para a Índia, China e Taiwan ou Formosa. Se comprarmos produtos hortícolas, o dinheiro vai para Espanha, França ou Holanda, pela certa. Se comprarmos um bom carro, o destino do dinheiro será a Alemanha. Se comprarmos inutilidades, ele vai para a Formosa. Nenhum desse dinheiro ajudará a economia nacional.
A única maneira de manter esse dinheiro dentro de portas é gastá-lo em vinho verde, que é o único produto ainda produzido em Portugal, nas Put.. tambem não porque são quase todas Brasileiras ou dos paises de Leste.

Ricardo Chibanga - El Matador

Anónimo disse...

Sobre as 7 maravilhas do Concelho:

Uma das maravilhas do Concelho de Valpaços é a casa do Presidente da Câmara de Valpaços, que foi construida fora do PDM, e como que por golpe de magia negra, ficou dentro do PDM de um momento para o outro. Como dava muito trabalho ao Luís de Matos fazer desaparecer por uns meses a casa, resolveu-se procurar os serviços do mágico Lage, que tal como o Macgayver é capaz de autenticos milagres com uma simples caneta.

Francisco de Mirandela

Anónimo disse...

O DIA DO JUÍZO FINAL APROXIMA-SE. ( eleições 2009)



SÓCRATES E JESUS CRISTO


Sócrates discursava para algumas centenas de militantes socialistas aqui no Pavilhão de Portimão quando, de repente, aparece Jesus Cristo, baixando lentamente do céu.
Quando chega ao lado de Sócrates, diz-lhe algo ao ouvido.
Então Sócrates, dirigindo-se à multidão, diz:
- Atenção camaradas! O camarada Jesus Cristo está aqui, e quer dizer-vos umas palavras!

Jesus pega o microfone e diz:
- Povo português, este homem aqui ao lado, o Primeiro Ministro Sócrates, não vos tem dado o 'pão do conhecimento', da mesma forma que eu fiz?
Os socialistas respondem:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!

- Não é verdade que, assim como eu multipliquei os pães e os peixes para dar de comer a todos, este homem inventou os aumentos de 5 e de dez cêntimos nas pensões, para que todos se pudessem alimentar?

- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim!, responderam os militantes.
- Não é verdade que este homem, José Sócrates, reformulou o Serviço Nacional de Saúde, assim como eu curei os enfermos e tratei os pobres e desfavorecidos?
O povo grita:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiim!
- Não foi, também ele, traído por companheiros de partido, assim como eu fui traído por Judas?
Os socialistas gritaram ainda com mais força:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
- Então, do que é que estão à espera para crucificar o gajo???!!!